sábado, 24 de janeiro de 2009

‘Quero entrar para história’, diz Daniel

Motivação é algo que não falta para o novo goleiro do São José, Daniel. Desde que chegou ao clube, em outubro de 2008, o atleta esbanja dedicação nos treinamentos. Depois de perder 12 quilos nesta pré-temporada, o jogador garante que está em plena forma física.

O esforço tem vários motivos. Subir para o Paulistão de 2010 é um deles. Os outros você irá descobrir nesta entrevista exclusiva que Daniel concedeu ao Informativo da Águia. Confira:

Informativo da Águia – Daniel, em primeiro lugar, apresente-se para o torcedor do São José. Conte um pouco da sua trajetória no futebol.
Daniel – Tenho passagem pelas categorias de base do Atlético Paranaense, Vitória e Portuguesa. Depois joguei no futebol do Mato Grosso e Portugal. Agora, mais recentemente, estava em Goiás e Minas Gerais.

IA – Quais são suas características como goleiro?
D – O futebol moderno exige que o goleiro tenha uma boa altura, faça boas reposições, oriente os atletas em relação ao posicionamento e que esteja dentro dos padrões físicos e técnicos. Com certeza devo estar incluído em todos esses aspectos para poder defender a camisa do São José.

IA – Como aconteceu sua negociação com o clube?
D – Eu tinha recebido outras propostas, principalmente de Minas Gerais. Como tive uma repercussão muito boa lá, chegaram quatro propostas para mim de times do interior de Minas. Mas optei em vir para São Paulo por causa da visibilidade e do profissionalismo que tem aqui. Jogar no São José é uma oportunidade única para mim. Desde que saí da Portuguesa não havia aparecido nenhuma chance para retornar ao futebol paulista. Vi no São José um projeto legal, ambicioso e crescente. Quero me incluir nesse projeto para fazer parte da história do clube.

IA – Qual a avaliação que você pode fazer da estrutura do clube?
D – A diretoria está me dando uma condição de trabalho muito satisfatória. O ambiente de trabalho é bom, saudável e alegre. Pelo que tomei conhecimento do clube, sei que o São José está se re-estruturando. Já teve muito mais estrutura, assim como já esteve em uma situação muito pior. Acredito que o São José está em um momento de crescente. A gente procura estar dentro desse elenco, na “Família São José”, para crescer com o time.

IA – O Edinho, que atuou na Águia do Vale até 2007, foi último goleiro que deixou boas recordações. Como você lida com a situação de jogar para uma torcida que ainda lembra de outro goleiro?
D – Quando conseguimos algum título ou acesso, sempre somos lembrado. Pode ter certeza que sou lembrado em outros times, assim como o Gustavo (goleiro reserva) também conquistou sucesso em outras equipes. O importante é sempre deixarmos saudade do nosso trabalho. Creio que o Edinho fez um bom trabalho aqui, por causa do acesso que ele ajudou o São José conquistar. E eu venho com uma proposta nova de trabalho. Quero mostrar minha cara, dar uma identidade diferente para o gol do São José. Mas sempre com muito respeito a todos companheiros. Vou procurar fazer um trabalho tão bonito quanto o feito pelo Edinho.

IA – Em 2008, porém, os goleiros que passaram pelo clube não agradaram. Por que o torcedor pode acreditar que esse ano será diferente?
D – Porque somos profissionais que trabalhamos e temos muita dedicação. Pelo menos posso falar da parte dos goleiros. Foram horas intermináveis de treinamento. Isso refletiu na minha condição física. Emagreci cerca de 12 quilos, e me encontro na plenitude de minha forma. Estou apto para jogar qualquer partida de futebol. É lógico que isso não credencia em nada uma boa atuação, um título ou o sucesso. Mas é grande parte de um caminho andado. Acredito nesse trabalho e nas horas de treinamento. Fizemos tudo isso para obter êxito no nosso trabalho.

IA – A torcida joseense encara o acesso como uma obrigação para o clube. Como você encara essa pressão?
D – As coisas tendem a vir naturalmente. Fomos a equipe que começou se preparar mais cedo para competição. Isso é muito bom para gente, pois todos jogadores se encontram no nível ideal para começar o torneio. Partindo desse princípio, o acesso vai ser uma consequencia do que produzirmos dentro de campo. Como eu havia dito, isso não credencia em nada. Não está escrito em lugar nenhum que vamos conseguir o acesso. Mas empenho e trabalho não vai faltar nessa equipe. Agora, o futebol é muito detalhe. Quem erra menos, com certeza, vence a partida. Então, temos que minimizar os erros e maximizar os acertos. Tentar produzir ao máximo para na sequência do campeonato conseguirmos conquistar nossos objetivos.

IA – O jogo contra Portuguesa Santista será a sua estreia com a camisa do São José. Como você está para essa partida?
D – Estou bem e feliz. Minha forma está na plenitude dentro dos padrões físicos desejados. Na parte técnica existem alguns detalhes que sempre podem, e tendem, a evoluir durante a competição, como: ritmo de jogo, deslocamento e tempo/espaço. Essas noções se adquire muito com o decorrer do campeonato. Estou contente com a minha produção.

IA – Qual recado você deixa para os internautas que acessam o Informativo da Águia?
D – Dizer para eles serem sempre nossos amigos. Existem pessoas que estão envolvidas nessa causa, que é o acesso. E nós, jogadores, estamos comprometidos com o objetivo de levar o São José para o lugar que ele merece – a Série A-1 do Campeonato Paulista. Depois, quem sabe, brigar para disputar um Campeonato Brasileiro. Vamos buscar sempre mais para o clube.

FICHA TÉCNICA
Nome:
Daniel Luiz Flumignam
Data de nascimento: 04/06/1981 (27 anos)
Cidade natal: São Paulo (SP)
Altura: 1, 88 m
Peso: 85 kg
Contrato até: 30/05/2009
Time de coração: “Gosto do Internacional (RS) por causa do Taffarel. Ele era minha referência quando eu estava em formação. Mas, quando a gente vive no futebol isso não importa muito.”
Último clube: Ituiutaba Esporte Clube (MG)

Entrevista e fotos: Danilo Sardinha

[Atenção: conteúdo exclusivo do INFORMATIVO DA ÁGUIA]

Nenhum comentário: